HMN-600 - Medidor de Vibração Balanceador Dinâmico Digital

Opinião dos Consumidores:0

CODIGO
50.110.001

Ficha Técnica

Ficha Técnica

O Equipamento Básico compreende:


01 Medidor HMN-600 01 Acelerômetro com cabo para conexão,


01 sensor óptico com cabo,


02 bases magnéticas,


01 carregador de baterias,


01 Estojo para Transporte,


 01 Manual de Operação.


 


Descrição:


Sensor de Vibração: Acelerômetro Piezoeléctrico modelo NK20;


Display Cristal Liquido Alfanumérico;


Teclado de Membrana;


Caixa ABS, IP 63


Medidas em mm/s RMS e envelope de aceleração (g PP);


Baterias recarregáveis;


Rotação até 20 Krpm


 


O HMN600 é um Balanceador Dinâmico e Medidor de vibrações portátil para trabalhos em campo,  tem as seguintes  funções:



  • Tacômetro óptico: para medir rotações até 20.000 RPM;

  • Medir nível global de vibração em qualquer motor eletromecânico (NBR10082);

  • Função Envelope da Aceleração:  para detectar defeitos de rolamentos;  

  • Balanceamento dinâmico:  indica o peso e a posição para balanceamento em campo de 1 plano,  tipicamente para  elementos girantes com o formato de um disco,  cujo diâmetro é maior que o comprimento /espessura, tais como: hélices de ventiladores, exaustores, rebolos de retífica, rotores de centrífugas, discos de corte, volantes de compressores etc., é necessário ter acesso ao mancal da máquina para posicionar o sensor de vibração  e ao elemento girante para posicionar o sensor óptico.


 



  • Também possibilita balancear em 2 planos (peças cujo comprimento é maior que o diâmetro, tais como: eixos, cilindros, tubos, picadores de palha etc). e  a geração de relatórios de balanceamento usando nosso Software gratuito instalado em seu próprio Notebook,  mas os dados deverão ser digitados no Software em seu Notebook, pois o HMN600 não comunica com PC.   Este “Relatório é editável podendo ser configurado pelo usuário”, todos os procedimentos estão no manual de uso.



O HMN600 possui um filtro que indica se o problema principal da vibração é o desbalanceamento, evitando desta forma perda de tempo tentando fazer um balanceamento e também a piora do problema, caso opte por fazer um balanceamento “retirando massa” do elemento girante.


 


O HMN600  não memoriza leituras para posterior avaliação e não comunica com PC, as leituras com o aparelho deverão ser anotadas (manuscritas em uma tabela na prancheta, podendo depois serem digitadas em alguma planilha para gerar relatórios de manutenção;                                                                                    


Se você vai fazer as medidas de vibração, balanceamento e checar condições de rolamentos pela vibração em campo, o Balanceador Dinâmico HMN600 é o instrumento ideal.  


Para balanceamentos de elementos girantes em série, sugerimos a utilização de um dispositivo de balanceamento conforme desenho anexo que seja adequado ao tamanho e peso de suas peças,  na página 16 do manual de uso tem estes detalhes.  


O HMN600 pode fazer o balanceamento em rotações a partir de 250 RPM  até 20.000RPM.
Para fazer o balanceamento, é necessário colocar o sensor de vibração (que possui base magnética) no mancal da peça a ser balanceada, assim, como o sensor óptico que deve apontar para uma fita refletiva colada ao eixo.



Com a medida da vibração e a referência de fase, o HMN600 filtra o sinal de vibração na freqüência do desbalanceamento e indica o vetor (amplitude e fase do desbalanceamento).
Após estes valores serem guardados na memória do equipamento, colocamos uma massa de teste na peça a ser balanceada (como se fosse a massa de correção), com isso, ele calcula o quanto essa massa influenciou e indica a quantidade correta e o ângulo da massa de correção. A massa de teste deve ser retirada e a massa correta adicionada.



O NK600 mede novamente o vetor (já deve ser um valor bem menor que o primeiro) e sugere um refinamento (um pouco mais de massa em um ângulo). Esse refinamento pode ser feito quantas vezes forem necessárias até que o nível de vibração esteja aceitável.


O equipamento sempre sugere o acréscimo de massa, porém se optar por retirar massa, basta retirá-la do lado oposto (180º).



É importante notar que o HMN600 foi desenvolvido para balancear as peças montadas em seu próprio local de funcionamento.


 


Outra vantagem deste equipamento é no balanceamento de rebolos de retíficas.  Você pode usar o HMN-600 para balancear o rebolo sem desmontar a máquina. O tempo de máquina parada será menor que 10 minutos. 


 



  • Devido ao sensor de vibração estar montado com base magnética e separado do medidor, as leituras não sofrem interferências do operador exercer mais ou menos força durante a medida, ocasionando erros de leituras e também falta de repetibilidade (Possibilidade encontrada nos aparelhos que possuam apenas sensor com ponta de contato manual).


  • Também faz medidas do envelope de aceleração (g pico-a-pico real) que é uma medida específica para determinar defeitos em rolamentos. (Uma função essencial  ausente na maioria dos instrumentos disponíveis no mercado.

  • O instrumento tem ótima precisão de leitura.

  • Facilidade de operação - Apenas 3 teclas.