Aplicações | O analisador de leite MASTER COMPLETE deve ser utilizado para aumentar o potencial nutritivo dos componentes da massa de leite. O leite por ser um produto animal de ilustre valor nutricional merece especial atenção em relação a sua composição físico-química e microbiológica. Entre os de maior importância citam-se os físico-químicos e microbiológicos. As análises físico-químicas de maior significância neste contexto, são a decomposição (gordura, proteína, sólidos totais ou não gordurosos, lactose), temperatura, acidez, densidade, crioscopia, pesquisas de fosfatasse, peroxidasse e antimicrobianos além de contagem de células somáticas.
A qualidade do leite é muito importante para as indústrias e produtores, tendo em vista sua grande influência nos hábitos de consumo e na produção de derivados. Por isso, é necessário conhecer alguns conceitos sobre a qualidade do leite, referentes à composição e condição higiênico-sanitária.
Ao levar a sua matéria-prima a um centro processador ou industrial, o produtor tem o seu leite submetido a testes de avaliação, para verificar a sua qualidade. São efetuadas análises, conforme as normas vigentes, visando garantir produtos com o menor risco possível para a população. A qualidade do leite é definida pelos seguintes critérios: Extrato seco desengordurado, gordura, agua, densidade.
O MASTER COMPLETE realiza análises de gordura, extrato seco desengordurado, densidade, proteína, lactose, sólidos, água adicionada, ponto de congelamento, temperatura, pH e condutividade. Mede 11 variáveis em apenas 60 segundos e possui impressora acoplada para emissão do relatório logo após a análise. |
---|