MTD-20KWe - Terrômetro Digital

Opinião dos Consumidores:0

CODIGO
30.160.002

Ficha Técnica

Ficha Técnica

O terrômetro digital MTD-20KWe permite medir resistências de aterramento e resistividade do terreno pelo método de Wenner, alem das tensões espúrias provocadas pelas correntes parasitas no solo.


 


As principais aplicações deste equipamento são a verificação da resistência de aterramento de prédios, instalações industriais, hospitalares e domiciliárias, para-raios, antenas, subestações, etc. A medição da resistividade permite avaliar a estratificação do terreno para aperfeiçoar a engenharia dos sistemas de aterramento mais complexos.


O seu elaborado sistema de filtros ativos e passivos outorga-lhe uma elevada imunidade às interferências elétricas, permitindo obter medições confiáveis em presença de altas tensões parasitas, como as que costumam achar-se em algumas áreas urbanas e na proximidade de subestações de transformação.


 


A corrente de medição, regulada eletronicamente, é alternada com uma frequência de 1470Hz, o qual permite avaliar adequadamente o comportamento do aterramento tanto em relação a uma falha de frequência industrial como perante uma descarga atmosférica.


Possui um sinal acústico que informa ao operador quando a corrente injetada no terreno é insuficiente  para realizar a medição. Este alarme evita que, pelo fato de esta situação não se advertir,  informem-se valores de resistências não válidos.


 


Por seu amplo intervalo de medição (desde 0,01Ω até 20KΩ), este equipamento permite ensaios confiáveis em todo tipo de terreno, inclusive naqueles de  resistividade muito alta.


A utilização do instrumento é muito simples, com leitura direta em um visor de 3½ dígitos de alta visibilidade, até mesmo com pleno sol.


 


Este terrômetro alimenta-se mediante uma bateria interna recarregável, evitando assim o custo da troca periódica de pilhas, que torna-se altamente significativo com o decorrer do tempo. O carregador é inteligente, controlado por microprocessador, e pode ser alimentado por meio da fonte fornecida, ou a partir de qualquer bateria de automóvel de 12V.


 


Opcionalmente são fornecidos conjuntos de estacas auxiliares, cabos e acessórios em diversas configurações, permitindo ao usuário escolher a mais adequada conforme suas necessidades.


O gabinete é robusto, de fácil e seguro transporte, com nível de proteção IP54. É adequado para operar em condições geográficas e ambientais adversas, com temperaturas extremas em regiões frias ou tropicais, e nas elevadas alturas das áreas de montanha, apresentando um ótimo desempenho nos trabalhos de campo.


 


Aplicação: Medição de resistências de aterramento (com 3 bornes), resistividade do solo pelo método de Wenner (com 4 bornes) e tensões presentes no terreno.


 


Método de Medição de Resistência: 
O terrômetro injeta no terreno uma corrente estabilizada eletronicamente, e mede com alta precisão a tensão que aparece no terreno pela circulação dessas corrente através da resistência de difusão do aterramento. A leitura de R é direta, no display.


Imunidade ás Perturbações: A frequência de operação cumpre com a equação:
fg = [(2n + 1) : 2] x fi
Onde:
fg = frequência da corrente gerada pelo terrômetro
n = número inteiro.
fi = frequência industrial.
O cumprimento desta equação implica que a frequência de operação não coincide com nenhuma harmônica da frequência industrial. Isso permite, mediante o emprego de filtros adequados, eliminar o efeito das correntes parasitas presentes nos terrenos estudados.


Funcionamento como Voltímetro: Na função voltímetro o equipamento opera como voltímetro convencional de C.A. permitindo verificar a presença e medir as tensões geradas pelas correntes parasitas.


Escalas de Medição: Resistências: 0-20 Ω; 0-200 Ω; 0-2.000 Ω e 0-20 kΩ Tensão:0- 200 V~


Exatidão: Medição de resistências: 


± 2 % do valor medido ± 1 % do fundo de escala.
 


Medição de tensão: 


± 2 % do valor medido ± 1 % do fundo de escala.


Resolução da Leitura: 0,01 Ω na medição de resistência. 0,1 V na medição de tensão.


Potência e Corrente de Saída: Opera com potência de saída inferior a 0,5 W e com corrente inferior a 15 mA (pico à pico)


Verificação do Estado da Bateria: Permite comprovar o estado de carga da bateria nas condições normais de uso


Alarme Acústico: Adverte o operador no caso de existirem anomalias no circuito de corrente que dificultem a obtenção de um resultado confiável.


Alimentação: Mediante bateria recarregável interna.


Carregador de Bateria: Circuito inteligente, microprocessado, ajusta a carga de bateria aos parâmetros otimizados para garantir a máxima vida útil. Se alimenta mediante fonte externa para 90-240 V~ (fornecida com o equipamento) ou a partir de uma bateria de automóvel de 12 V..


Temperatura De Operação: -10°C a 50°C.


Temperatura De Armazenagem: -25°C a 65°C.


Umidade: 95 % UR (sem condensação).


Altura Máxima: 3000m acima do nível do mar


Peso Do Equipamento: Aprox. 2,3 kg.
Dimensões: 221 x 189 x 99 mm.


Acessórios Incluídos:


4 Estacas (50 cm, sextavadas, "Cooperweld®", banhadas em cobre 254 microns).
1 Extrator de estacas.
1 Fonte de alimentação do carregador de bateria, para rede de 90 - 240 V~. 
1 Cabo de conexão para alimentar o carregador com uma bateria externa de 12 V (de automóvel ou similar)
1 Carretel com cabo de 40 m (vermelho).
1 Carretel com cabo de 20 m (azul).
1 Carretel com cabo de 20 m (verde).
1 Cabo curto de 5 m (preto).
1 Cabo curto de 5 m (verde) para conexão à tomada de terra a medir.
1 Marreta.
1 Trena.
1 Manual de uso.
1 Bolsa para transporte