Testo- 340 Analisador De Gases De Combustão

Opinião dos Consumidores:0

CODIGO
10.010.001

Detalhes

Detalhes

Hoje as indústrias buscam cada vez mais aumentar a competitividade de seus produtos. Um dos caminhos é a redução de custos com matéria prima e perdas durante o processo produtivo.


Praticamente toda indústria de transformação utiliza em alguma parte de seu processo um sistema térmico (caldeiras, fornos, estufas, incineradores, etc). O grau de automação e o nível de tecnologia existente permitem a otimização no consumo de combustíveis. Porém, a preservação e a correta manutenção permitem manter a linearidade dos processos energeticamente limpos. Os analisadores de gases Testo são as ferramentas ideais para verificar com precisão a qualidade dos gases emitidos em combustões, permitindo ao seu usuário verificar o desempenho da queima de combustíveis e literalmente saber se está ou não jogando dinheiro fora pela chaminé. A tecnologia do analisador de gases TESTO 340 permite um ajuste “fino” e consequentemente uma melhora no desempenho que, resulta numa significativa redução dos custos com a matéria prima mais cara do mercado: o combustível. Veja esse exemplo:


 

















Tipo de Equipamento Tipo de Empresa Gasto Mensal Médio (antes de ajustes com parâmetros medidos) Gasto Mensal Médio (depois de ajustes com base em medições) 
Caldeiras a Gás Natural Produtos Químicos (Médio Porte) R$ 500.000,00 R$ 425.000,00

 


O analisador de gás em combustão TESTO 340  é pratico e possui grande variedade de aplicações e parâmetros, é um analisador portátil para gases, de combustão, industriais e oferece vantagens como:


Equipado com célula de O2, três células adicionais e podem ser configurados individualmente em qualquer momento, adaptando perfeitamente á respectiva tarefa de medição. O seu design compacto combinado com a tecnologia de confiança, faz do analisador de gases TESTO 340 ideal para instalação, serviço e manutenção, assim como medições para fins de monitoramento em queimadores industriais, motores estacionários, turbina a gás e processo térmicos, além da aprovação TUV / Norma EM Exatidão aprovada para O2, CO2, CO, NO, NObaixo, °C, hPa a norma (europeia) EN 50379, Parte 2 ( Proteção automática da célula em elevadas concentrações de gás: ampliação da gama de medição.)


As vantagens do o analisador de gases TESTO 340 e que não é necessário células adicionais e custos para diferentes gamas e medição, possui proteção automática de sobrecarga, na célula, sem interromper a medição, as gamas de medições das células de CO, CObaixo, NO, NObaixo, ou SO2, são ampliadas automaticamente 5 vezes mais. Em elevadas concentrações de gás, a célula apresenta resposta igualmente eficaz em baixas concentrações, possui também um diferencial na qual as gamas de medição de todas as células podem sem ampliadas simultaneamente por um fator 2 sem risco nenhum de interferir na tarefa de medição. O analisador de gases TESTO 340 permite verificações nas emissões de maneira confiável para avaliação dos sistemas de combustão industriais, faz medições locais de até 2 horas, tanto online, via bluetooth ou cabo USB, executa medições da pressão diferencial simultânea, opera medições simultâneas de gases de combustão e velocidade a qual permite o cálculo da vazão de mássica e autonomia da bateria superior a 6 horas.   A partir destes dados o analisador de gás TESTO 340 calcula todos os parâmetros relevante tais como O2, CO, CObaixo, NO, NObaixo, O2, NO2, NOx, SO2,  monóxido de carbono, rendimento e as perdas de gás.


Os gastos com energia representam em média 25% do custo médio da produção, que o torna um dos fatores que mais tem peso no produto acabado. Ao realizar o ajuste de forma eficaz, pode-se reduzir até 22% dos custos.


Além da redução dos custos, os benefícios em consequência do monitoramento são ainda maiores – menos tempo perdido com manutenção corretiva, menor risco de contaminação ambiente, maior segurança e aumento da qualidade do seu produto.


Estes importantes benefícios, sobre tudo a economia no consumo, são possíveis utilizando os analisadores de gases TESTO, principalmente o analisador de gases TESTO 340 se destaca pelo seu menu com estruturas simples e fácil de manusear, e por possui um novo visor iluminado símbolos fáceis, e design de cor simples facilitando consideravelmente os dados de medição e por ser bem iluminado pode-se ler os valores convenientemente, mesmo em condições de ambiente com baixa iluminação. Os combustíveis não são armazenados apenas como números, mas são também descritos no topo do visor a qual estão sempre visíveis em forma de símbolos de diferentes menus. O visor e as teclas estão claramente iluminados. O funcionamento do analisador de gás é bastante simples - mesmo no caso de ter apenas uma mão livre o mesmo pode ser utilizado.


Os principais parâmetros calculados são:



  • Eficiência de queima

  • Excesso de ar

  • CO2

  • Temperatura dos gases na chaminé

  • Pressão de saída dos gases


Mesmo o sistema sendo automatizada com controladores – estes geralmente monitoram apenas o Oxigênio (O2) na saída – uma análise completa dos gases é indispensável.


Ao observarmos todas essas informações agrupadas, o resultado no curto prazo é surpreendentemente positivo. O que irá se investir adquirindo um analisador de gases TESTO 340 economicamente viáveis perto do retorno lucrativo que ira obter. O retorno do investimento poderá ser obtido nos primeiros meses, ou até mesmo no primeiro mês (variando de acordo com gasto mensal de cada indústria). Desta forma, a empresa poderá investir ainda mais em pesquisa e desenvolvimento de novos produtos, tornando seus produtos ainda mais competitivos.


O analisador de gases TESTO 340 é possível se fazer a verificação em tempo real do desempenho dos processos, medir os gases gerados através da queima de diversos tipos de combustíveis, e não somente os que já vem pré-definidos no instrumento, faz medições separadas do NO e NO2, medições de CO mesmo com altas concentrações, possui outras sondas especiais de gás de combustão para motores industriais com um acessório para o analisador e faz medições de parâmetros específicos do motor. Os analisador de gases TESTO 340 são pré-configuráveis de acordo com as necessidades do cliente e com os seus softwares  EasyHeat e EasyEmission, você emite relatórios completos dos gases gerados durante o processo produtivo.

Aplicações

Aplicações

O analisador de gases TESTO 340 é um instrumento perfeito para fazer medições do funcionamento em motores industriais, Medição do funcionemento em queimadores industriais e Análise da atmosfera de gás (processo térmico).


 


Medição do funcionamento em motores industriais


Os instrumentos de análise do gás de combustão são um dos itens de equipamento que são usados no dia a dia pelos engenheiros de serviço para alcançar o giro excelente dos motores. A medição do gás de combustão é usada em motores industriais quando eles são comissionados, em manutenção regular ou para resolução de problemas quando estão sendo executados de maneira instável. O papel principal da medição de gases de combustão é ajustar o mecanismo para os parâmetros de funcionamento ideais, respeitando os regulamentos de valores-limite em vigor. O trabalho de manutenção que é feito regularmente, contribui de forma importante ao evitar inatividades durante o longo prazo, ao garantir a qualidade do sistema e, assim, um alto nível de eficiência e ter uma influência significante nos níveis de emissão.


Vantagens do testo 340:


Medição separada do NO e NO2



  • O valor real NOx é medido com a combinação do sensor de NO e NO2. Em motores de gás, o NO2, componente do valor do NOx pode flutuar consideravelmente, para que a medição separada de cada um dos gases seja necessária para os valores corretos do NOx.


Medições mesmo em altas concentrações de CO



  • Em altas concentrações inesperadas (até 50,000 ppm), a diluição automática do sensor com ar fresco possibilita medições mesmo quando as condições do motor não estão definidas, sem impactos negativos na vida útil do sensor.


Sondas especiais de gás de combustão para motores industriais como um acessório



  • Essas sondas são altamente resistentes ao calor e especialmente projetadas para compensar as diferentes condições de pressão, por exemplo: para fazer medições antes e depois do conversor catalítico.


Parâmetros específicos do motor



  • Os parâmetros mais importantes para os motores industriais como O2, CO, NO, NO2, NOx e Lambda podem ser exibidos simultâneamente.


 


Medição do funcionemento em queimadores industriais


A análise de gás de combustão do testo 340 oferece aos engenheiros de serviço uma grande variação de funções técnicas. Além da conformidade com as normas ambientais, também pode ser usado para verificar o funcionamento correto e otimizar a eficiência do queimador. A medição do gás de combustão é usada em queimadores industriais para um comissionamento seguro e eficiente, em intervalos de manutenção regular ou para resolução de problemas quando estão sendo executados de maneira instável.


Vantagens do testo 340:


Economia de tempo através de pré-configurações úteis do instrumento



  • Combustíveis típicos, uma sequência sensata de parâmetros do gás de combustão em exposição e configurações úteis do instrumento são pré-ajustadas para cada aplicativo. Dicas na tela guiam o usuário através da medição (nenhum conhecimento prévio específico para o instrumento necessário). O testo 340 fica pronto para ser operado em apenas alguns minutos.


Medição irrestrita em altas concentrações



  • Ao comissionar os queimadores ou levar medições em sistemas não familiares, concentrações muito altas podem ocorrer de forma inesperada. A extensão da variação de medição é automaticamente ativada nesses casos.


Sempre pronto para uso - mesmo nas condições difíceis do dia a dia.



  • O armazenamento potente protege o instrumento de medição contra choques.


 


Análise da atmosfera de gás (processo térmico)


A análise do gás de combustão é usada para os processos térmicos de manufatura, a partir do controle de emissão em andamento, via instalação e otimização dos sistemas de combustão, até o monitoramento de processo. Os intrumentos de análise de gás de combustão servem para otimizar as operações e economizar combustível. Ao mesmo tempo, a medição de gás de combustão possibilita a verificação e o monitoramento da emissão dos valores limite do gás de combustão impostos pelas autoridades, juntamente com o teste funcional dos instrumentos de emissão permanentemente instalados. Os instrumentos de análise de gás de combustã são cada vez mais usados para os processos de monitoramento e qualidade do produto.


Vantagens do testo 340:


Ideal para medições em altas concentrações



  • Ao registrar concentrações muito altas, a extensão de variação de medição é automaticamente ativada. Isso possibilita a continuação da medição. O sensor de gás não fica sujeito a nenhuma pressão mais alta do que fica em baixas concentrações de gás. Isso garante que o sensor tenha uma vida útil mais longa possível.

Ficha Técnica

Ficha Técnica

Pressão diferencial


 























Dados técnicos



Faixa de medição



-200 a 200 polegada



Exatidão



±0,5 polegada (-49,9 a 49,9 polegada)
±1,5 ano (Faixa remanescente)



Resolução



0,1 polegada



 


 


Pressão absoluta


 























Dados técnicos



Faixa de medição



+600 a +1150 hPa



Exatidão



±10 hPa



Resolução



1 hPa



 


 


Medição de O2


 



























Dados técnicos



Faixa de medição



0 a 25 vol.%



Exatidão



±0,2 vol.%



Resolução



0,01 vol.%



Tempo de reação t90



< 20 s



 


  


CO (compensado H2)


 



























Dados técnicos



Faixa de medição



0 a 10000 ppm



Exatidão



±10 ppm ou ±10 % do vm (0 a 200 ppm)
±20 ppm ou ±5 % do vm (201 a 2000 ppm)
±10 % do vm (2001 a 10000 ppm)



Resolução



1 ppm



Tempo de reação t90



< 40 s



 


 


CO baixo (compensado H2)


 



























Dados técnicos



Faixa de medição



0 a 500 ppm



Exatidão



±2 ppm (0 a 39,9 ppm)
±5 % do vm (Faixa remanescente) data corresponds to 20°C ambient temperature. Additional temperature coefficient 0.25% of reading/K.



Resolução



0,1 ppm



Tempo de reação t90



< 40 s



 


 


Medição de NO


 



























Dados técnicos



Faixa de medição



0 a 4000 ppm



Exatidão



±5 ppm (0 a 99 ppm)
±5 % do vm (100 a 1999 ppm)
±10 % do vm (2000 a 4000 ppm)



Resolução



1 ppm



Tempo de reação t90



< 30 s



 


  


Medição de NO baixo


 



























Dados técnicos



Faixa de medição



0 a 300 ppm



Exatidão



±2 ppm (0 a 39,9 ppm)
±5 % do vm (Faixa remanescente)



Resolução



0,1 ppm



Tempo de reação t90



< 30 s



 


 


Medição de NO2


 



























Dados técnicos



Faixa de medição



0 a 500 ppm



Exatidão



±10 ppm (0 a 199 ppm)
±5 % do vm (Faixa remanescente)



Resolução



0,1 ppm



Tempo de reação t90



< 40 s



Para evitar a absorção, uma duração máxima de 2 horas de medição não deve ser excedida.


 


 


Medição de SO2


 



























Dados técnicos



Faixa de medição



0 a 5000 ppm



Exatidão



±10 ppm (0 a 99 ppm)
±10 % do vm (Faixa remanescente)



Resolução



1 ppm



Tempo de reação t90



< 40 s



Para evitar a absorção, uma duração máxima de 2 horas de medição não deve ser excedida.


 


 


Medição de tiragem


 























Dados técnicos



Faixa de medição



-40 a +40 hPa



Exatidão



±0,03 hPa (-2,99 a +2,99 hPa)
±1,5 % do vm (Faixa remanescente)



Resolução



0,01 hPa



 


 


Medição temperatura


 























Dados técnicos



Faixa de medição



-40 a +1200 °C



Exatidão



±0,5 °C (0 a +99 °C)
±0,5 % do vm (Faixa remanescente)



Resolução



0,1 °C



 


 


Determinação do grau de efetividade (Eta)


 



















Dados técnicos



Measuring range



0 a 120 %



Resolução



0,1 %



 


 


Perda de gas de combustão


 



















Dados técnicos



Faixa de medição



0 a 99,9 %



Resolução



0,1 %



 


 


Cálculo do ponto de orvalho dos gases de combustão


 



















Dados técnicos



Faixa de medição



0 a 99,9 °Ctd



Resolução



0,1 °Ctd



 


 


Medição de CO2 (cálculo de O2)


 



























Dados técnicos



Faixa de medição



0 a CO2 max



Exatidão



±0,2 vol.%



Resolução



0,1 vol.%



Tempo de reação t90



< 40 s



 


 


Dados técnicos gerais


 







































































Dados técnicos



Habitação



TPE PC



 


Aula de proteção



IP40



 


Garantia



2 anos no instrumento (exceto partes de desgaste ex. células, etc.); Bateria recarregável: 12 meses; Célula de CO: 12 meses; Célula NO.baixo: 12 meses; Célula NO2: 12 meses; Sensor de SO2: 12 meses; Célula O2: 18 meses; NO sensor 12 meses; CObaixo sensor 12 meses



Tela



160 x 240 pixels



Função de Exibição



 


display gráfico



Fonte de energia



 


bloco da bateria 3.7 V / 2.4 Ah, alimentador 6.3 V / 2 A



Combustíveis definidos pelo usuário



10 usuário definido combustíveis incl. gás de teste como combustível



O fluxo da bomba



0.6 l/min (regulamentado)



 


comprimento da mangueira



max. 7.8 m (corresponde a duas extensões de mangueira sonda)



Max. pos. gás press./flue



50 %/0,1°Ctd



Max. neg. gás press./flue



-200 %/0,1°Ctd



 


Máximo



100 pastas



Armazenamento por pasta


Max. 10 locais

Armazenamento por locais



Max. 200 toras



 


Variado



 


O max. número de registros é determinado pelo número de pastas ou locais


Sondas

Sondas

O analisador de gases TESTO 340 não acompanha sondas, mas caso necessite essas são as sondas que estão disponíveis para om modelo TESTO 330:



  • Mangueira extensão; 2.8 m, cabo de extensão para sonda e analisador

  • Filtro sinterizado sobresselente (2 unidades)

  • Filtro de partículas reposição, 10 unid.

  • Tubo da sonda, comp. 335 mm, Ø 8 mm, Tmáx 1000 °C

  • Tubo da sonda modular, comprimento 700 mm, incl cone, Ø 8 mm, Tmáx 1000 °C

  • Sonda modular de gases de combustão, comprimento 335 mm, incl. cone de fixação, termopar NiCr-Ni (TI) Tmáx 1000ºC e mangueira especial de NO2/SO2 de 2,2 m

  • Sonda modular de gases de combustão, comprimento 700 mm, incl. cone de fixação, termopar NiCr-Ni (TI) 1000ºC e mangueira especial para NO2/SO2 de 2,2 m de comprimento

  • Sonda modular de gases de combustão, com filtro preliminar, comprimento 335 mm, incl. cone de fixação, termopar NiCr-Ni (TI) Tmáx. 1000ºC e mangueira de 2,2 m especial para NO2/SO2

  • Sonda modular de gases de combustão, com filtro preliminar, comprimento 700 mm, incl. cone de fixação, termopar NiCr-Ni (TI) Tmáx 1000ºC e mangueira de 2,2 m especial para NO2/SO2

  • Sonda modular de gases de combustão, comprimento 335 mm, incl. cone fixação, termopar NiCr-Ni (TI) Tmáx. 500ºC e mangueira de 2,2 m especial para NO2/SO2

  • Sonda modular de gases de combustão, comprimento 700 mm, incl. cone de fixação, termopar NiCr-Ni (TI) Tmáx. 500ºC e mangueira 2,2 m especial para 2/SO2


O analisador de gases TESTO 340 possui algumas outras sondas que são específicas para o este equipamento a quais são consideras sondas especiais como:  sondas para motores, tubos de pitot, sondas de temperatura e sondas industriais.


Sondas para motores



  • Termopar para medições da temperatura da saída de gases, NiCr-Ni, comprimento 400mm, Temp. máx. +1000 ºC com cabo de ligação de 2,4m


Tubos de pitot



  • Mangueira de ligação, silicone, 5 m de comp.; carga máx 700hPa (mbar)

  • Tubo de Pitot, em aço inoxidável, 750 mm comprimento, mede velocidade com temperatura, 3x mangueiras (5 m comp.) e placa de protecção térmica

  • Tubo de Pitot, 350 mm de comprimento, aço inoxidável, para medição de velocidade

  • Tubo de Pitot, comprimento 1000 mm, aço inoxidável, para medição da velocidade do fluxo em conjunto com sondas de pressão 0638 1347/..1447/..1547


 Sondas de temperatura



  • Mini sonda ambiente

  • Sonda miniatura de ambiente, comprimento 60 mm


Sondas industriais



  • Cabo de extensão, 5 m comp., entre o cabo com conector e o instrumento

Acessórios

Acessórios

O analisador de gases TESTO 340 acompanha bateria recarregável, impressora rápida Testo IRDA com interface por IR, 1 rolo de papel térmico e 4 pilhas AA; para impressão no local, papel térmico sobresselente para impressora, bateria recarregável de reposição com o  módulo de recarga do testo 327  e testo 330-1-2, alimentador universal 100-240 V AC / 6.3 V DC para as principais operações ou para carregamento da bateria no instrumento, carregador para bateria sobresselente, software "easyEmission" com cabo USB para conetar o instrumento ao computador ou notebook, 1 unidade de filtro de substituição CO e 1 unidade de filtro de substituição NO e como opcional o certificado de calibração ISO de velocidade.


Caso necessite de algum acessório adicional, por favor, contatar o nosso televendas.