Testo-330 Analisador De Gases De Combustão

Opinião dos Consumidores:0

CODIGO
10.010.003

Detalhes

Detalhes

Hoje as indústrias buscam cada vez mais aumentar a competitividade de seus produtos. Um dos caminhos é a redução de custos com matéria prima e perdas durante o processo produtivo.


Praticamente toda indústria de transformação utiliza em alguma parte de seu processo um sistema térmico (caldeiras, fornos, estufas, incineradores, etc). O grau de automação e o nível de tecnologia existente permitem a otimização no consumo de combustíveis. Porém, a preservação e a correta manutenção permitem manter a linearidade dos processos energeticamente limpos. Os analisadores de gases Testo são as ferramentas ideais para verificar com precisão a qualidade dos gases emitidos em combustões, permitindo ao seu usuário verificar o desempenho da queima de combustíveis e literalmente saber se está ou não jogando dinheiro fora pela chaminé. A tecnologia do analisador de gases TESTO 330 permite um ajuste “fino” e consequentemente uma melhora no desempenho que, resulta numa significativa redução dos custos com a matéria prima mais cara do mercado: o combustível. Veja esse exemplo:


 

















Tipo de Equipamento Tipo de Empresa Gasto Mensal Médio (antes de ajustes com parâmetros medidos) Gasto Mensal Médio (depois de ajustes com base em medições) 
Caldeiras a Gás Natural Produtos Químicos (Médio Porte) R$ 500.000,00 R$ 425.000,00

 


O analisador de gases em combustão TESTO 330 é o primeiro analisador de gases com células com até 6 anos de durabilidade. O analisador de gases TESTO 330 atende todas para medições de gases combustão, fornecendo resultados confiáveis e altamente precisos, permitindo fácil documentação do trabalho devido a transferência via wireless dos dados medidos computador ou notebook, smartphone ou tablete. Isso significa que você ira medir muito mais e escrever bem menos. Além disso as células do analisador de gases TESTO 330 chegam a durar até 6 anos poupando-lhe, pelo menos, uma substituição de célula nos decurso da vida normal do funcionamento do instrumento.


 O analisador de gases TESTO 330 possui um novo visor gráfico multicolor, muito mais dinâmico e facilitador para se fazer as medições mais precisas e com resultados muito mais fieis. Visualiza os dados da medição graficamente, através de curvas gráficas auto-explicativas, símbolos fáceis e design de cor simples facilitando consideravelmente a análise e os dados para medição. Os parâmetros medidos pelo TESTO 330 além do monóxido de carbono, o equipamento mede O2, CO, CObaixo, NO, NObaixo, rendimento e as perdas de gás.      


Os gastos com energia representam em média 25% do custo médio da produção, que o torna um dos fatores que mais tem peso no produto acabado. Ao realizar o ajuste de forma eficaz, pode-se reduzir até 22% dos custos.


Além da redução dos custos, os benefícios em consequência do monitoramento são ainda maiores – menos tempo perdido com manutenção corretiva, menor risco de contaminação ambiente, maior segurança e aumento da qualidade do seu produto.


Estes importantes benefícios, sobre tudo a economia no consumo, são possíveis utilizando os analisadores de gases TESTO, principalmente o analisador de gases TESTO 330 se destaca pelo seu menu com estruturas simples e fácil de manusear, e por possui um novo visor iluminado símbolos fáceis, e design de cor simples facilitando consideravelmente os dados de medição e por ser bem iluminado pode-se ler os valores convenientemente, mesmo em condições de ambiente com baixa iluminação. Os combustíveis não são armazenados apenas como números, mas são também descritos no topo do visor a qual estão sempre visíveis em forma de símbolos de diferentes menus. O visor e as teclas estão claramente iluminados. O funcionamento do analisador de gás é bastante simples - mesmo no caso de ter apenas uma mão livre o mesmo pode ser utilizado.


Os principais parâmetros calculados são:



  • Eficiência de queima

  • Excesso de ar

  • CO2

  • Temperatura dos gases na chaminé

  • Pressão de saída dos gases


Mesmo o sistema sendo automatizada com controladores – estes geralmente monitoram apenas o Oxigênio (O2) na saída – uma análise completa dos gases é indispensável.


Ao observarmos todas essas informações agrupadas, o resultado no curto prazo é surpreendentemente positivo. O que irá se investir adquirindo um analisador de gases TESTO 330 economicamente viáveis perto do retorno lucrativo que ira obter. O retorno do investimento poderá ser obtido nos primeiros meses, ou até mesmo no primeiro mês (variando de acordo com gasto mensal de cada indústria). Desta forma, a empresa poderá investir ainda mais em pesquisa e desenvolvimento de novos produtos, tornando seus produtos ainda mais competitivos.


O analisador de gases TESTO 330 é possível se fazer a verificação em tempo real do desempenho dos processos, medir os gases gerados através da queima de diversos tipos de combustíveis, e não somente os que já vem pré-definidos no instrumento. O analisador de gases TESTO 330 são pré-configuráveis de acordo com as necessidades do cliente e com os seus softwares  EasyHeat e EasyEmission, você emite relatórios completos dos gases gerados durante o processo produtivo.

Aplicações

Aplicações

O analisador de gases TESTO 330 é um instrumento perfeito para fazer medições do CO ambiente no local aquecido, pressão nos queimadores (pressão do bocal, pressão do fluxo de gás, etc.), parâmetros do gases de combustão do queimadores (CO, O2, temperatura, etc.) e medir temperaturas em radiadores.


 


 


Medição do CO ambiente no local aquecido


O monóxido de carbono (CO) é um gás incolor, inodoro e insípido, mas também é venenoso. É produzido durante a combustão incompleta de substâncias que contêm carbono (petróleo, gás e combustíveis sólidos, etc.) Se o CO entrar na corrente sanguínea através dos pulmões, ele se mistura com a hemoglobina e impede que o oxigênio seja transportado no sangue; isso resultará em morte por asfixia. Por isso, é necessário checar regularmente as emissões do CO nos pontos de combustão dos sistemas de aquecimento e nas redondezas.


 


 


Medindo a pressão nos queimadores (pressão do bocal, pressão do fluxo de gás, etc.)


As leituras padrão tomadas durante os serviços de aquecimento doméstico incluem a verificação da pressão do gás nos queimadores. Isso envolve a medição da pressão do fluxo de gás e da pressão em repouso do gás. A pressão do fluxo, também denominada pressão fornecida, se refere à pressão de gás do fluxo de gás e a pressão de repouso do gás estático. Se a pressão do fluxo para queimadores de gás estiver ligeiramente fora da variação de 18 a 25 mbar, não devem ser feitos ajustes e o queimador não deverá operar. Todavia, se colocado em operação, o queimador não funcionará de forma apropriada e haverá explosões no momento em que a chama for acesa e, por fim, não funcionará; portanto, o queimador falhará e o sistema de aquecimento será desligado.


 


 


Medindo os parâmetros do gás de combustão do queimador (CO, O2, temperatura, etc.)


A medição do gás de combustão para um sistema de aquecimento ajuda a estabelecer os poluentes liberados com o gás de combustão (exemplo: monóxido de carbono CO ou dióxido de carbono CO2) e a energia do calor perdida com o gás de combustão aquecido. Em alguns países, a medição do gás de combustão é um requisito legal. Há dois objetivos principais:



  1. Garantir que a atmosfera esteja o menos contaminada possível por poluentes; e

  2. usar a energia de forma mais eficiente possível.


As quantidades estipuladas de poluentes por volume de gás de combustão e perdas de energia nunca devem ser excedidas.


Medições em termos de resultados exigidos pela lei ocorrem durante a operação padrão (cada execução usando o aplicativo, principalmente) Usar uma sonda de Lambda (com furo único ou multi-furos), a medida é tirada no centro do fluxo no tubo de conexão (no centro do corte transversal do tubo, não na beira) entre a caldeira e a chaminé/tubulação. Os valores medidos são registrados pelo analisador de gás de combustão e podem ser posteriormente registrados tanto para impressão como em um computador.


A medida é tomada pelo instalador no comissionamento e, se necessário, quatro semanas após o inspetor de gás de combustão/varredura da chaminé, e depois em intervalos regulares pelo engenheiro de serviço autorizado.


 


 


Medindo temperaturas em radiadores


Ao medir a temperatura em radiadores, as temperaturas de fluxo e de retorno são registradas e avaliadas pelos trabalhadores especialistas. A temperatura de fluxo é definida como a temperatura de um meio térmico de transferência (exemplo: água) que é fornecido para o sistema. A temperatura do fluido que sai do sistema é, portanto, chamada de temperatura de retorno. Para evitar perdas no sistema de distribuição de calor e alcançar um nível mais alto de eficiência, é necessária uma gravação local das temperaturas de fluxo e de retorno. A implementação de medidas relevantes, por fim, leva ao ajuste hidráulico na base do conhecimento sobre as temperaturas de fluxo e de retorno. Isso define um procedimento com o qual todo radiador ou circuito de um radiador liso em um sistema de aquecimento é fornecido, em uma temperatura de fluxo estabelecida, com a quantidade precisa de calor necessário para alcançar a temperatura ambiente requerida para os quartos individuais. Condições de operação defeituosas irão resultar em um consumo consideravelmente excessivo de eletricidade e energia de calor.


Portanto, o Regulamento Alemão de Economia de Energia (EnEV) requer ajuste hidráulico para sistemas que estão sendo instalados ou revisados justamente por causa desse motivo.

Ficha Técnica

Ficha Técnica

Pressão diferencial


 























Dados técnicos



Faixa de medição



0 a +300 hPa



Exatidão



±0,5 hPa (0,0 a 50,0 hPa)
±1 % do vm (50,1 a 100,0 hPa)
±1,5 % do vm (Faixa remanescente)



Resolução



0,1 hPa



 


 


Medição de O2


 



























Dados técnicos



Faixa de medição



0 a 21 vol.%



Exatidão



±0,2 vol.%



Resolução



0,1 vol.%



Tempo de reação t90



< 20 s



 


 


CO (compensado H2)


 



























Dados técnicos



Faixa de medição



0 a 8000 ppm



Exatidão



±10 ppm ou ±10 % do vm (0 a 200 ppm)
±20 ppm ou ±5 % do vm (201 a 2000 ppm)
±10 % do vm (2001 a 8000 ppm)



Resolução



1 ppm



Tempo de reação t90



< 60 s



 


CO baixo (compensado H2)


 



























Dados técnicos



Faixa de medição



0 a 500 ppm



Exatidão



±2 ppm (0 a 39,9 ppm)
±5 % do vm (40 a 500 ppm)



Resolução



0,1 ppm



Tempo de reação t90



< 40 s



 


 


Medição de NO


 



























Dados técnicos



Faixa de medição



0 a 3000 ppm



Exatidão



±5 ppm (0 a 100 ppm)
±5 % do vm (101 a 2000 ppm)
±10 % do vm (2001 a 3000 ppm)



Resolução



1 ppm



Tempo de reação t90



< 30 s



 


 


Medição de NO baixo


 



























Dados técnicos



Faixa de medição



0 a 300 ppm



Exatidão



±2 ppm (0 a 39,9 ppm)
±5 % do vm (40 a 300 ppm)



Resolução



0,1 ppm



Tempo de reação t90



< 30 s



 


 


Medição de tiragem


 























Dados técnicos



Faixa de medição



-9,99 a +40 hPa



Exatidão



±0,02 hPa ou ±5 % do vm (-0,50 a +0,60 hPa)
±0,03 hPa (+0,61 a +3,00 hPa)
±1,5 % do vm (+3,01 a +40,00 hPa)



Resolução



0,01 hPa



 


 


Medição temperatura


 























Dados técnicos



Faixa de medição



-40 a +1200 °C *



Exatidão



±0,5 °C (0 a +100,0 °C)
±0,5 % do vm (Faixa remanescente)



Resolução



0,1 °C (-40 a +999,9 °C)
1 °C (> +1000 °C)



 


 


Determinação do grau de efetividade (Eta)


 



















Dados técnicos



Measuring range



0 a 120 %



Resolução



0,1 %



 


 


Perda de gas de combustão


 



















Dados técnicos



Faixa de medição



0 a 99,9 %



Resolução



0,1 %



 


 


Medição de CO2 (cálculo de O2)


 



























Dados técnicos



Faixa de medição



0 a CO2 max (Gama visualizada)



Exatidão



±0,2 vol.%



Resolução



0,1 vol.%



Tempo de reação t90



< 40 s



 


 


Medição de pressão


 























Dados técnicos



Faixa de medição



0 a +300 hPa



Exatidão



±0,5 hPa (0,0 a 50,0 hPa)
±1 % do vm (50,1 a 100,0 hPa)
±1,5 % do vm Faixa remanescente



Resolução



0,1 hPa



 


 


Medição de CO (sem compensação de H2)


 



























Dados técnicos



Faixa de medição



0 a 4000 ppm



Exatidão



±20 ppm (0 a 400 ppm)
±5 % do vm (401 a 2000 ppm)
±10 % do vm (2001 a 4000 ppm)



Resolução



1 ppm



Tempo de reação t90



< 60 s



 


 


Medição de CO ambiente


 



























Dados técnicos



Faixa de medição



0 a 500 ppm



Exatidão



±5 ppm (0 a 100 ppm)
±5 % do vm (> 100 ppm)



Resolução



1 ppm



Tempo de reação t90



Aprox. 35 s



com sonda CO 0632 3331


 


 


Medição ambiente de CO2


 























Dados técnicos



Faixa de medição



0 a 1 vol.%
0 a 10000 ppm



Exatidão



±75 ppm ou ±3 % do vm (0 a 5000 ppm)
±150 ppm ou ±5 % do vm (5001 a 10000 ppm)



Tempo de reação t90



Approx. 35 s



Sonda de CO2 ambiente 0632 1240


 


 


Vazamento de gás para gases inflamáveis


 























Dados técnicos



Faixa de medição



0 a 10000 ppm CH4 / C3H8; Gama visualizada



Exatidão



Sinal Apresentação ótica (LED) Alarme sonoro através de um zumbido



Tempo de reação t90



< 2 s



com sonda de deteção de fugas de gás 0632 3330


 


Dados técnicos gerais


 



















































Dados técnicos



Classe de proteção



IP40



Garantia



Instrumento 48 meses; Sonda 48 meses; Células de gás (O2, CO) 48 meses; Célula NO 24 meses; Célula de CO.baixo 24 meses; Termopar 12 meses; Bateria recarregável: 12 meses



Tamanho do display



240 x 320 pixels



Função de exibição



Visor gráfico multicolor



Fonte de energia



Bateria recarregável 3.7 V / 2.6 Ah Unidade principal 6 V / 1.2 A



Máximo



500.000 leituras



Temperatura de armazenagem



-20 a +50 °C



Peso



600 g (sem bateria)



Dimensões



270 x 90 x 65 mm



Temperatura de operação



-5 a +45 °C



 

Sondas

Sondas

O analisador de gases TESTO 330 não acompanha sondas, mas caso necessite essas são os acessórios e as sondas que estão disponíveis:



  • Cabo de conexão

  • Mini sonda ambiente

  • Sonda de gases de combustão; comp. 180 mm; Ø 8 mm; Tmáx 500 °C; aprovação TÜV; cone fixação, termopar NiCr-Ni, mangueira 2.2 m e filtro de particulas incuído

  • Sonda de temperatura ambiente, comprimento 190 mm

  • Sonda ambiente, comprimento 300 mm

  • Sonda miniatura de ambiente, comprimento 60 mm

  • Sonda de superfície de acção rápida

  • Sonda de CO2 ambiente

  • Sonda de deteção de fugas de gás no testo 330-1/-2 LL / testo 350-S/-XL; 0 a +10000 ppm CH4 / C3H8

  • Sonda CO ambiente, para deteção de CO em edifícios e salas; 0 a +500 ppm

  • Sonda de pressão fina para o testo 330-1/-2 LL

  • Sonda de gases de combustão; comp. 300 mm; Ø 8 mm; Tmáx 500 °C; aprovação TÜV; cone fixação, termopar NiCr-Ni, mangueira 2.2 m e filtro de particulas incuído

  • Sonda de gases de combustão; comp. 180 mm; Ø 6 mm; Tmáx 500 °C; cone fixação, termopar NiCr-Ni, mangueira 2.2 m e filtro de particulas incuído

  • Sonda de gases de combustão; comp. 300 mm; Ø 6 mm; Tmáx 500 °C; cone fixação; termopar NiCr-Ni, mangueira 2.2 m e filtro de particulas incuído

Acessórios

Acessórios

O analisador de gases TESTO 330 acompanha bateria recarregável e como acessórios opcionais possui uma gama de equipamentos para sondas, células de medição e maletas.



  • Bomba de opacidade, com óleo; folha de opacidade; para a medição de partículas nos gases de combustão

  • Impressora rápida Testo IRDA com interface por IR, 1 rolo de papel térmico e 4 pilhas AA; para impressão no local

  • Kit de pressão para teste de estanquicidade testo 330-1/-2 LL versão 2010

  • Software de análise para PC easyheat, apresenta a medição em forma de diagrama ou em forma de tabela e gere os dados dos clientes. Encomendar o cabo USB 0449 0047 em separado.


 


Para sondas



  • Mangueira extensão; 2.8 m, cabo de extensão para sonda e analisador

  • Cone fixação 6 mm, aço, com engate de mola e punho, Tmáx 500 °C

  • Cone fixação 8 mm, aço, com engate de mola e punho, Tmáx 500 °C

  • Tubo da sonda multi-furos, comp. 300 mm, Ø 8 mm, para cálculo da média de CO

  • Tubo da sonda multi-furos, comp. 180 mm; Ø 8 mm, para cálculo da média de CO

  • Tubo da sonda, comp. 335 mm, Ø 8 mm, Tmáx 1000 °C

  • Tubo da sonda modular, comprimento 700 mm, incl cone, Ø 8 mm, Tmáx 1000 °C

  • Tubo da sonda, comp. 180 mm, Ø 8 mm, Tmáx 500 °C

  • Tubo da sonda, comp. 300 mm, Ø 8 mm, Tmáx 500 °C

  • Tubo da sonda, comp. 180 mm, Ø 6 mm, Tmáx 500 °C


 


Instrumentos e  opções



  • Sensor de upgrade NObaixo; testo 330-1 LL; 0 a 300 ppm; 0,1 ppm resolução

  • Sonda de pressão fina para o testo 330-1/-2 LL


  


 


Para células de medição



  • Sensor O2 para testo 330-1 LL/-2 LL

  • Sensor CO (sem compensação H2)

  • Sensor CO, compensação H2, 0 a 8000 ppm

  • Sensor de CObaixo 0 a 500 ppm

  • Sensor NO, 0 a 3000 ppm

  • Sensor de NO, 0 a 3000 ppm, resolução 1 ppm


 


Maletas



  • Mala para ferramentas do sistema com secção para ferramentas (sem conteúdo); acoplável à mala do sistema 0516 0326

  • Caixa do instrumento (altura: 130 mm) para o instrumento, sondas e acessórios


 


Caso necessite de algum acessório adicional, por favor, contatar o nosso televendas.